Mudança drástica no clima neste país gera alerta para o Brasil

Um país apresentou uma mudança drástica em seu clima que pode refletir diretamente no Brasil. Na Austrália, a entrada de ar polar derrubou as temperaturas e trouxe um frio anormal para o país neste período do ano — e estas mudanças na atmosfera podem impactar a América do Sul.

A queda nas temperaturas da Austrália é resultado, segundo o WeatherZone, do fim do fenômeno climático La Nina e da atuação de frentes frias. Em alguns pontos do país, foram registradas as menores temperaturas para o início do outono em 85 anos. Já no Brasil, os mesmos padrões atmosféricos podem resultar em um período mais frio. Confira mais informações abaixo.

Clima no Brasil pode ser afetado pelo frio da Austrália?

De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o frio na Austrália pode representar um sinal para o clima no sul do Brasil. Segundo a especialista, os padrões de onda da atmosfera que trazem incursões de ar frio podem também impactar no outro lado do Oceano Pacífico.

No entanto, a tendência é que isto não ocorra imediatamente. Segundo projeções, a América do Sul deve apresentar temperatura acima da média até o começo de junho, com exceção do extremo sul, no Chile e na Argentina, tendência que deve continuar por um tempo.

Segundo o indicador de Oscilação Antártica, não há condições positivas para entrada de ar polar no Sul do Brasil. Desta forma, as previsões para curto e médio prazo é de aumento da temperatura, com atuação de ar quente nesta segunda metade de maio.

No entanto, as noites devem continuar frias. Mesmo com a entrada de ar quente e o aquecimento das temperaturas durante a tarde, o estado continua com o ar seco e o tempo aberto, trazendo mais força para o frio durante o período da noite.

Imagem: Reprodução / Pixabay