Menino daltônico chora após enxergar cores pela 1ª vez; veja vídeo

Nessa semana, Jude Danger, um menino de 10 anos, emocionou diversos usuários por meio de um vídeo gravado e publicado pela sua família. Na gravação, Jude enxerga as cores pela primeira vez ao ganhar um óculos de aniversário.

O americano Jude Danger tem daltonismo, e os óculos possibilitam que o menino enxergue as cores.

No vídeo, o garoto caminha em direção à sala de sua casa, que está repleta de balões coloridos. Ao chegar no local, Jude encontra uma caixa e quando abre se emociona ao ver os óculos. Em seguida, ele abraça a mãe, coloca os óculos e chora ao ver nitidamente as cores dos balões.

“Muito obrigado”, disse ele, chorando. “Eu nunca vou perdê-lo”, acrescentou referindo-se ao presente.

Confira o vídeo e se emocione!

Daltonismo: a doença que prejudica a capacidade do menino em enxergar e diferenciar as cores

Segundo a clínica de olhos FTALMED, o daltonismo se caracteriza por impedir que os indivíduos diagnosticados com a doença tenham dificuldade em identificar cores como o vermelho e verde. No pior dos casos, o paciente não consegue identificar as cores, mas apenas enxergar tons de cinza e branco.

O daltonismo pode ser dividido da seguinte forma:

Daltonismo acromático

Nesse tipo, também conhecido como monocromacia, o paciente só consegue enxergar em preto e branco.

Deuteranopia

Neste tipo, o paciente tem dificuldade em enxergar a cor verde, conseguindo ver apenas tons de marrom no lugar da cor original.

Protanopia

Neste caso, o paciente tem dificuldades ou não enxerga a cor vermelha, e acabam vendo as cores verde e vermelha como similares. Nessas condições, o paciente também podem enxergar mais tons de marrom e cinza.

Tritanopia

Neste caso, o paciente tem dificuldade em enxergar as cores azul e amarelo. O amarelo é visto como rosa e o azul é visto em outra tonalidade.