Cidade gaúcha sofre com falta de água devido à estiagem

Nesta quinta-feira (9), foi decretado estágio de emergência para Imigrante, cidade gaúcha. A decisão foi tomada pela Administração Municipal de Imigrante e pela coordenação da Defesa Civil. O decreto, encaminhado por Ernani Schneider, coordenador da Defesa Civil, foi assinado pelo prefeito Fabiano Acadroli.

Ao justificar a decisão, Ernani deu a seguinte declaração: “Os itens considerados, para a tomada dessa decisão, são a severa estiagem que assola nosso município desde 5 de dezembro do ano passado. Em consequência disso, há várias localidades em que o milho e a soja não se desenvolveram. Além disso, já são 441 mil litros d’água, distribuídos a seis famílias, dois aviários e uma criação de suínos”.

População é prejudicada por perdas na lavoura da cidade gaúcha

Segundo a Emater, o milho foi gravemente afetado pela estiagem. Maciel Budde, engenheiro agrônomo da Emater Municipal, informou que em 2022, 50% do milho grão e 40% do milho para silagem foram perdidos, o que prejudicou a lavoura.

Fabiano Acadroli revelou que o decreto aguarda homologação da Defesa Civil do Estado do RS. “Não medimos esforços para atender àqueles que necessitam de ajuda nesses momentos difíceis. Contamos com a Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Centro de Referência de Assistência Social, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imigrante, que prontamente contribuíram com dados que nos levaram a decretar emergência”, disse o prefeito.

Além disso, Acadroli pede que a população economize água, a fim de evitar perdas maiores.

Formas de economizar água em tempos de necessidade

Existem diversas formas de economizar e reutilizar água. A seguir, confira algumas:

Desligar a torneira enquanto escova os dentes

Não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes, pois tal ato não é necessário e só desperdiça água. Ligue a torneira apenas quando for enxaguar a boca.

Passe menos tempo no banho

Não fique fazendo hora no banho. 15 minutos é mais do que o suficiente para uma boa limpeza. Além disso, também é importante desligar o chuveiro ao se ensaboar ou lavar o cabelo.

Reutilize a água da máquina de levar

Ao invés de jogar a água da máquina no ralo, use-a para lavar o quintal ou a garagem de sua casa. Isso evita o desperdício de água e economiza sabão, já que a água da máquina geralmente contém resíduos do produto.