Mal cheiro e gosto ruim da água em Porto Alegre tem suposto motivo revelado

Após as intensas chuvas dos últimos dias, cidadãos de Porto Alegre tem relatado alteração no gosto e no odor da água que sai da torneira. Agora, em investigação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o motivo potencial pode ter sido descoberto — arraste de matéria orgânica dos afluentes do Guaíba.

Após análises conduzidas nesta segunda-feira (8), o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, acredita que a água que chega aos residentes de Porto Alegre pode ter sido alterada pelos resíduos. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Água em Porto Alegre apresenta alterações após chuvas

Em comunicado divulgado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Maurício Loss explicou o potencial motivo pelas alterações na água em Porto Alegre.

“Neste período do ano não é comum contarmos com essas reclamações da qualidade da água. Acreditamos que, devido às expressivas chuvas dos últimos dias, matéria orgânica dos afluentes do Guaíba foi arrastada, contribuindo para a presença de gosto e odor”, afirma o diretor-geral do Dmae.

Esta é a primeira ocorrência de reclamação do tipo registrada no ano através do número do Dmae, telefone 156. Segundo a prefeitura, já foram tomadas as medidas necessárias para lidar com os riscos — foi aumentada a dose de dióxido de cloro para evitar o risco de contaminação, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mantendo a segurança para consumo humano.

Em entrevista para o G1, o biólogo Fabiano Soares afirmou que o caso pode ter sido causado pela quantidade de aguapés, um tipo de vegetação aquática incomum no Rio Guaíba. Ele acredita que com as chuvas, a vegetação tenha se desprendido do Arroio Dilúvio e rios da Região Metropolitana, flutuando até o Guaíba.

O Dmae informa que as ações começaram a surtir efeito nesta segunda-feira (8), porém o problema deve ser resolvido primeiramente nas residências mais próximas das estações de tratamento.

Imagem: Alex Rocha / PMPA