Lula pretende reabrir empresa extinta do RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu um grupo interministerial para estudar a possibilidade de reabertura do Centro Nacional de Tecnologia Avançada S.A (Ceitec). A empresa estatal, com sede em Porto Alegre, é a única produtora de chips e semicondutores da América Latina. O decreto que cria o grupo de trabalho foi publicado nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reverter a liquidação do Ceitec traria mais autonomia no Brasil na área de semicondutores. O MCTI coordena o grupo interministerial, com participação dos Ministérios da Fazenda; da Gestão e Inovação; e Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços. O grupo terá 120 dias de prazo para apresentar o relatório á respeito de uma possível reabertura da empresa.

Ceitec foi criada na gestão de Lula e extinta no governo Bolsonaro

O Ceitec foi criado em 2008, no segundo mandato de Lula. A empresa trabalhava com o desenvolvimento da indústria de microeletrônica no Brasil. Durante a gestão de Bolsonaro, a empresa passaria por um processo de privatização, e teve sua liquidação autorizada em 2020. Em 2021, o Tribunal de Contas da União (TCU) interrompeu o fechamento, e o julgamento esteve em andamento desde então.

O MCTI aponta que o processo de reabertura do Ceitec faz parte do compromisso do governo do presidente Lula com a reindustrialização do Brasil. Segundo a ministra da pasta, Luciana Santos, seria inconcebível permitir o desmonte do que ela define como “a nata da inovação no mundo”. Luciana afirma que a empresa é essencial para garantir a soberania do Brasil e recompor a política nacional de semicondutores.