Loja do Starbucks fechou no RS: empresa passa por crise financeira; saiba quais estão abertas ainda

Recentemente, a franquia Starbucks fechou uma de suas unidades, localizada no segundo andar do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As portas das lojas da Galeria Chves, no Centro, e a do BarraShoppingSul seguem abertas.

O fechamento dessa e de outras lojas é reflexo da crise financeira que a controladora South Rock está enfrentando. Além da Starbucks, a empresa também opera as marcas TGI Friday’s, Subway e Eataly no Brasil.

Controladora da Starbucks entra com pedido de recuperação judicial

Para evitar que o seu fim seja decretado, a South Rock encaminhou documentos à Justiça de São Paulo pedindo proteção para que possa renegociar sua dívida no valor de R$ 1,8 bilhão e dar continuidade a operação. As informações foram divulgadas pela 1ª Vara de Falências do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo)

Nos documentos entregues, os advogados da empresa afirmam que as dívidas e os prejuízos decorrentes da pandemia resultaram em restrição no acesso ao crédito, o que impede que a empresa atue normalmente.

“O excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes por diversos meses em função da Covid-19 e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito comprometeram a capacidade de as requerentes honrarem seus compromissos financeiros”, cita o documento.

Ao InfoMoney Business, a empresa informou que o processo de recuperação judicial tem o objetivo de proteger financeiramente as operações no Brasil, por meio de decisões estratégicas para ajustar o modelo de negócio. Entre esses ajustes, estão a revisão no número de lojas operantes, o calendário de aberturas, alinhamento com fornecedores e acionistas, e a força de trabalho.

De acordo com a SouthRock, ela “segue operando a marca Starbucks no Brasil” e está “comprometida em continuar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros comerciais para desenvolver as marcas do seu portfólio no Brasil”.

Imagem: iStock