Laser pode danificar a câmera do seu celular? Saiba como se prevenir

Uma série de reclamações de pessoas que estavam curtindo o Rock in Rio 2022 e tiveram a câmera do seu celular danificada durante o show do DJ Alok e outras apresentações de música eletrônica. Mas afinal, o laser pode mesmo danificar seu celular?

Especialistas apontam que sim, é possível que o laser estrague a câmera do seu smartphone, porém isto não acontece da forma simples e imediata que muitos podem pensar. 

Para que as luzes causem mesmo dano ao aparelho, é preciso que uma série de condições aconteça, por exemplo, a lente da câmera precisa estar ao menos cinco metros da fonte do laser, segundo a empresa TC Tech Systems, especialista em instalação do dispositivo.

Além disso, a câmera só será danificada caso fique exposta ao laser por alguns instantes. Outro fator que determina o dano ou não é a intensidade do equipamento. 

A física explica que raios laser geram iluminação e produzem calor, efeito que causa impacto nos sensores de imagem. 

Segundo a produtora de eletrônicos Sony, a recomendação é que os clientes não exponham suas lentes aos raios laser.  “Eles podem danificar o sensor de imagem e e acarretar que câmera não funcione bem”, diz a empresa em um artigo online. 

O usuário do Twitter “Rod” se manifestou na rede social com uma foto em que aparecem lasers presentes no show do DJ Alok. Segundo a publicação, a câmera do smartphone do usuário teria parado de funcionar logo após filmar o laser no palco.