Já pensou em ir para o Japão? Nova medida vai tornar isso muito mais fácil

A medida publicada nesta segunda-feira (11), no Diário Oficial da União, afirma que a partir do dia 30 de setembro, os turistas brasileiros poderão visitar o Japão sem a necessidade de apresentar visto. A isenção é válida para quem ficar no país por até 90 dias.

Vale ressaltar que, os brasileiros que viajarem ao Japão com a intenção de procurar emprego, profissão ou outra ocupação ainda precisam apresentar o visto para entrar no país. O acordo é recíproco, ou seja, os turistas japoneses também estão desobrigados de emissão de visto para visitar o Brasil.

A dispensa do documento está válida até setembro de 2026, podendo ser prorrogada em alguns casos.

Acordo entre Lula e Kishida

O acordo, que foi anunciado em agosto, tratou-se de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, durante a Cúpula do G7, realizada na cidade japonesa de Hiroshima.

Segundo o governo federal, a medida contribui para ampliar a entrada de turistas japoneses e o comércio bilateral. Ainda assim, a contribuição para o turismo brasileiro pode intensificar o mercado local, devido à facilidade de visitar o país.

A medida se aplica a todos os passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011. Os turistas que, por alguma razão, não obtiverem o passaporte com chip, devem solicitar o visto antecipadamente para entrar no Japão.

Mais informações

A informação já havia sido adiantada pelo Itamaraty, no início de agosto. Em maio, o primeiro-ministro já discutia sobre a dispensa do visto para turistas brasileiros. Em troca, o governo brasileiro decidiu manter a dispensa de visto para turistas japoneses.

De acordo com o documento emitido na decisão, os países podem suspender ou cancelar a dispensa do visto sem explicações, desde que cumpra o aviso prévio ao outro governo.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República