Ventos fortes causam diversos transtornos em Porto Alegre

Os fortes ventos desta segunda-feira (11), em Porto Alegre, causaram diversos transtornos para moradores da capital gaúcha. Foram registrados danos no município e interrupções no fornecimento de energia elétrica aos moradores.

As rajadas intensas surgiram por volta das 23h, em paralelo às temperaturas excepcionalmente elevadas registradas no dia. O caso alcançou níveis não vistos desde o último verão. Confira mais informações sobre os danos causados.

Voos cancelados e escolas sem aula

A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de ventos de até 76 km/h. Sendo assim, ao menos 16 voos foram cancelados, devido aos fortes ventos e chuvas intensas. No Aeroclube de Belém Novo, os ventos atingiram 68 km/h.

Além disso, o vendaval causou quedas de placas e destelhou vários edifícios e casas em diversos bairros da capital gaúcha. Telhas foram vistas nas ruas do Centro e de outros bairros após a tempestade.

Segundo a MetSul, nuvens à frente da frente fria, combinadas com o ar frio, ao se encontrar com um ar muito quente, provocou o vendaval, sem a ocorrência de chuvas intensificadas.

Em municípios vizinhos, no Rio Grande do Sul, várias escolas tiveram que suspender suas aulas, em decorrência à falta de energia e forte ventania.

Previsão do tempo para os próximos dias

A Grande Porto Alegre irá experimentar uma manhã abafada nesta terça-feira (11), seguido pelo aumento de nuvens e uma acentuada queda de temperatura com a chegada da chuva e do vento Sul.

Contudo, de acordo com a previsão da MetSul, não será descartada a ocorrência de chuva já no período da manhã desta terça-feira. As temperaturas mínimas devem ocorrer no final do dia, a uma temperatura de 14°C na região metropolitana.

Imagem: Reprodução