Inscritos no CadÚnico poderão ter acesso à tecnologia 5G gratuitamente

A nova tecnologia 5G já está presente em diversas capitais do Brasil, incluindo Porto Alegre. Mas você sabia que pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem ter acesso ao 5G de graça? Saiba como abaixo. 

O sinal da internet de quinta geração deve proporcionar melhor acesso aos aparelhos celulares, com uma internet mais veloz e dinâmica. 

Para proporcionar a nova tecnologia a um público mais amplo, o Governo Federal deve oferecer, aos inscritos no Cadastro Único, um kit gratuito de sinal digital para TV. Isso porque o 5G deve impactar a transmissão televisiva feita por parabólicas.

O objetivo da iniciativa é modernizar o aparelho das pessoas que ainda assistem televisão por antenas parabólicas para que estas não percam o acesso aos canais abertos. 

A solicitação do kit pode ser realizada no portal Siga Antenado, sistema utilizado pelo governo através do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quem pode receber o kit de sinal digital grátis? 

Para receber o kit de troca da antena parabólica para ter o sinal digital o cidadão deve fazer parte de algum programa social do governo, como o Auxílio Brasil, e ser inscrito no CadÚnico. Além disso, também é preciso possuir uma antena parabólica tradicional que esteja conectada à TV. 

Até o momento, a solicitação de troca está disponível para os residentes das capitais que já possuem acesso ao 5G, elas são: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador. Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas.

Como solicitar o kit para antena digital? 

Se você cumpre todos os requisitos, basta acessar o Portal Siga Antenado e selecionar “Programa de distribuição de kits”. Em seguida é preciso informar se há necessidade de agendamento através do número do CPF ou Número de Identificação Social (NIS). Preencha as demais informações solicitadas e seu cadastro estará pronto.