Inmet faz alerta urgente para população do RS

Um alerta laranja de tempestade para o Rio Grande do Sul foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As instabilidades podem surgir em todo o território gaúcho, com chuva e vento forte, além da possibilidade de granizo.

De acordo com o órgão nacional, as precipitações podem atingir 100 milímetros em 24 horas, o que representa o potencial de registros de alagamentos ou acúmulo de água em vários pontos do Rio Grande do Sul.

Já os ventos poderão ficar entre 60 a 100 quilômetros por hora, o que pode ocasionar cortes na distribuição de energia elétrica, estragos significativos em plantações e queda de árvores e galhos.

Previsão do tempo causa preocupações

Na noite desta terça-feira (8), uma nova área de instabilidade começa a ingressar no estado gaúcho, porém, o tempo apenas ficará instável na quarta-feira (9).

Segundo a Sema-RS, logo na quarta-feira (9), com influência de uma área de baixa pressão, as áreas de instabilidade podem ocasionar chuva intensa sobre as cidades da Região Central, da Região Metropolitana, da Serra e do Norte.

Além disso, as autoridades alertam na Região das Missões, na Região Noroeste e no Norte do estado a chance de temporais isolados e volumes de chuva em excesso.

O alerta tem vigência entre as 21h desta terça-feira e 10h de quarta-feira. As tempestades não são esperadas em municípios que fazem fronteira com o Uruguai.

Recomendações em casos de necessidade

Para os casos de temporais fortes, o Inmet faz algumas recomendações aos moradores. Veja!

  • Em casos de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite utilizar equipamentos elétricos ligados à tomada elétrica;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Recomenda-se evitar atividades expostas aos temporais. Fique atento aos sinais do clima e, em caso de necessidades, acione as autoridades do seu município.

Foto: Juliano Trindade / Agencia RBS