Importante benefício pode ser perdido por 2,3 milhões de pessoas no RS

O benefício do desconto Bom Cidadão no Imposto Sobre Propriedade do Veículo Automotor (IPVA), pode ser um benefício importante para várias pessoas que possuem um carro e queiram ganhar um bom desconto neste imposto. Porém, vários gaúchos podem perder o benefício por não se inscrever na Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Portanto, caso o motorista já possua documentos fiscais com CPF emitidos dentro do período contabilizado (entre o dia 1º de novembro de 2022 a 31 de outubro de 2023), basta se inscrever no programa até o final deste mês. Assim, o motorista pode assegurar o seu direito ao benefício.

De acordo com o levantamento da Receita Estadual, cerca de 2,3 milhões de proprietários ainda não estão cadastrados no NFG, podendo perder o benefício até o fim do mês.

Nota Fiscal Gaúcha

Criado com o objetivo de diminuir a sonegação de imposto, o benefício do Bom Cidadão oferece reduções progressivas no pagamento do IPVA, conforme o número de notas fiscais emitidos pelo CPF do motorista. Veja:

  • de 51 a 99 documentos fiscais registrados: 1% de desconto;
  • de 100 a 149 documentos fiscais registrados: 3% de desconto;
  • a partir de 150 documentos fiscais registrados: 5% de desconto.

Sendo assim, vários motoristas ainda podem ser beneficiados com o desconto no IPVA, bastando se inscrever no NFG e emitir notas fiscais com o seu CPF.

Aumento do desconto no IPVA 2023

No ciclo do IPVA 2023, conforme estipulado pelo fisco gaúcho, o benefício do Bom Cidadão concedeu R$ 41 milhões em redução para os proprietários, representando um aumento de 85% em relação ao desconto do ano anterior.

Além desse desconto, a Fazenda oferece o benefício do Bom Motorista, voltado para os condutores que não contam com multas registradas.