Especialista dá boa notícia sobre impacto de ciclone no RS

O novo ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul tem pouco potencial para estragos no estado. Isso porque o fenômeno já está se afastando do território gaúcho.

De acordo com o meteorologista e pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, Giovanni Dolif, embora o fenômeno seja grande, está a cerca de 1000 km da costa e só trará ventos de até 60 km/h.

“A tendência agora é se afastar, os ventos devem diminuir e trazer pouca chuva”, completou. Mesmo assim, a frente fria chega também ao Sudeste, com chuvas e trovoadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Ciclone deve se afastar do RS

Ainda de acordo com Giovanni, o fenômeno El Niño seguirá atuando na região durante o verão. Com isso, ele terá o seu máximo de intensidade no final deste ano. “Ele trará chuvas acima da média e eventualmente extremas nos próximos meses”, reforçou.

Com o afastamento do ciclone da região, para a região Sul, a previsão é de tempo firme até a quinta-feira (26). Em Porto Alegre, por exemplo, as máximas vão variar entre 22°C e 27°C.

Já na sexta-feira (27), o dia deve começar com 11°C e as temperaturas sobem um pouco mais a tarde, tendo máxima de 28°C. No decorrer do dia, voltará a chover no Rio Grande do Sul, com instabilidade até sábado (28).

Recomendações

Apesar do ciclone se afastar do Rio Grande do Sul, é de suma importância que os moradores gaúchos mantenha-se atento às condições climáticas, a fim de evitar possíveis acidentes relacionados ao tempo.

Em casos de emergência, é recomendado procurar atendimento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA