Impasse na detonação na BR-386 pode prejudicar motoristas no RS

No dia 24 de março, a CCR ViaSul divulgou que as rochas na BR-386 estavam previstas para serem detonadas até o início de abril, porém a concessionária decidiu suspender o serviço e não informou uma nova data para a explosão. As explosões programadas para a última semana de março foram canceladas. 

A empresa informou que outras atividades serão realizadas antes que um novo cronograma seja divulgado e que a programação será atualizada todas as sextas-feiras. As próximas explosões estão programadas para ocorrer entre os quilômetros 336 e 341 em Lajeado, às 14 horas.

A fim de assegurar a segurança dos motoristas durante as explosões, a BR-386 será fechada temporariamente próximo aos pontos de detonação por um período máximo de uma hora. Após o término da operação, a equipe da concessionária irá liberar a pista antes de permitir o tráfego novamente.

A partir do dia 1º de julho de 2021, a CCR ViaSul começou a operar no primeiro trecho de 20,3 km da BR-386, localizado entre os quilômetros 325,5 e 345,8, nas cidades de Marques de Souza e Lajeado.

 Além desse trecho, a concessionária também está realizando a construção de 13 km de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Adicionalmente, serão implementados diversos dispositivos de segurança, como 50 km de defensas metálicas, nove km de guard rails e 170 amortecedores, bem como a iluminação de vias de pedestres, pontos de ônibus e vias marginais.

Duplicação da BR-386