Imagem impressionante de satélite mostra o Sul do Brasil sem nenhuma nuvem no céu; confira

As paisagens capturadas pelos satélites revelaram um cenário surpreendente na América do Sul nesta segunda-feira (15). Uma vasta extensão de território apresentava um céu límpido e desprovido de nuvens, enquanto a nebulosidade concentrava-se nas regiões extremas do Sul e Norte do continente sul-americano.

A área de clima aberto abrangia o Centro e o Norte da Argentina, Uruguai, Paraguai, Sul do Brasil, grande parte do Centro-Oeste e uma vasta porção da Região Sudeste, com pouca ou nenhuma presença de nuvens. Já nas regiões mais ao Norte da América do Sul, as nuvens dominavam onde o ar tropical prevalece, ou seja, na Região Norte, na exuberante Amazônia e no Nordeste. Nas áreas mais ao Sul do continente, a nebulosidade se fazia presente na região da Patagônia.

Imagem via satélite da América do Sul sem nuvens
Reprodução/MetSul

Mas o que explica essa condição climática?

A resposta está relacionada às variações de pressão atmosférica e a presença de áreas de alta e baixa pressão. Enquanto áreas de menor pressão atuam sobre o oceano Atlântico, impulsionando ar mais seco em direção ao continente, um centro de alta pressão de 1.024 hPa está situado sobre o Sul do Brasil, exercendo grande influência.

sse sistema de alta pressão contribui para a ocorrência de tempo seco e ar seco em uma extensa região, o que favorece uma ampla amplitude térmica ao longo do dia, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas. Exemplificando essa condição, podemos citar a redução da umidade para valores bastante baixos em diferentes áreas. Em Palmeira das Missões, no Noroeste gaúcho, a umidade chegou a 24%, o mesmo valor observado em Chapecó, Santa Catarina. Já em Inácio Martins, Paraná, a umidade desceu a 21%, e em Itapira, interior de São Paulo, a marca foi de 17%. Na cidade de São Paulo, a estação do Mirante de Santana registrou umidade de 23%.

A cidade de São Paulo teve a menor temperatura mínima oficial do ano, registrando 12,1ºC, superando a marca anterior de 12,3ºC em abril. Durante o dia, a temperatura máxima atingiu 23,5ºC. Outras áreas da cidade também apresentaram baixas temperaturas, com mínimas de 7,3ºC e 21,4ºC em Marsilac, de acordo com a Prefeitura.

Em outras regiões, como no Mato Grosso do Sul, também houve contrastes térmicos notáveis. Em Amambaí, a temperatura mínima foi de 7,1ºC, enquanto a máxima chegou a 26,1ºC durante a tarde. Situação semelhante ocorreu em Rio Brilhante, com mínima de 7,4ºC e máxima de 27,4ºC. No Noroeste gaúcho, a baixa umidade proporcionou uma ampla variação de temperatura, com mínima de 4,2ºC pela manhã e máxima de 28,8ºC à tarde em Santa Rosa. Já em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a temperatura variou de 1,1ºC na madrugada para 19,7ºC durante a tarde.

Fonte: MetSul

Foto: Reprodução/MetSul