Gramado entra no top 10 e é a única cidade do RS em importante ranking nacional

Gramado, localizada na Serra do Rio Grande do Sul, é a única cidade gaúcha que está no top 10 do ranking de destinos mais sustentáveis do Brasil. O levantamento foi feito pela Booking.com, uma das plataformas de viagens mais populares do mundo.

Na lista global, Foz do Iguaçu aparece como a única cidade brasileira e representante da América Latina. O município paranaense também se destaca no ranking nacional.

A pesquisa considera a quantidade de estabelecimentos certificados com o selo do Programa Viagens Sustentáveis, assim, dando visibilidade às propriedades que se preocupam em minimizar os impactos das atividades turísticas no meio ambiente.

Gramado e Foz do Iguaçu se destacam em importantes rankings

Ranking nacional

1 – Foz do Iguaçu (PR)
2 – Rio de Janeiro (RJ)
3 – Florianópolis (SC)
4 – São Paulo (SP)
5 – Ubatuba (SP)
6 – Porto de Galinhas (BA)
7 – Búzios (RJ)
8 – Gramado (RS)
9 – Guarujá (SP)
10 – João Pessoa (PB)

Ranking mundial

1 – Foz do Iguaçu (Brasil)
2 – Merano (Itália)
3 – Tainan (Taiwan)
4 – Santa Marta (Colômbia)
5 – Stellenbosch (África do Sul)
6 – Charlotte (Estados Unidos)
7 – Hanmer Springs (Nova Zelândia)
8 – Munique (Alemanha)
9 – Nusa Penida (Indonésia)
10 – Salzburg (Áustria)

O Programa de Viagens Sustentáveis é realizado pela Booking desde novembro de 2021. As empresas informam à plataforma quais das 32 medidas com foco em sustentabilidade são colocadas em prática nas acomodações. A partir disso, o site reúne as informações e calcula o impacto ambiental e social das medidas levando em consideração o tamanho e localização do estabelecimento.

Para Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking para a América Latina, “viajar de maneira sustentável significa minimizar o impacto atual e futuro no meio ambiente das culturas locais e das economias. Isso inclui opções de viagem mais ecologicamente corretas, a preservação da vida selvagem e dos hábitos naturais”. A pesquisa foi feita com 33.228 entrevistados, em 35 países.

Imagem: Rafael Cavalli / Prefeitura de Gramado