Governo do RS irá distribuir dinheiro para atletas; veja quem tem direito

Nesta quarta-feira (25), o governador Eduardo Leite sancionou a lei que institui o Programa Bolsa-Atleta no Estado do Rio Grande do Sul. O projeto foi proposto pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), sob comando do secretário Danrlei de Deus, e já havia sido aprovado na Assembleia Legislativa em setembro.

Receberão auxílio financeiro por meio do programa os atletas que se enquadrem nas categorias de esporte educacional, esporte de rendimento e esporte olímpico e paralímpico. As despesas serão custeadas com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte RS).

Atletas do esporte educacional receberão 50% das bolsas do programa

Entre as prioridades da ação Bolsa-Atleta estão os atletas do esporte educacional, que receberão 50% das bolsas, e dos paradesporto, que receberão 25% a mais sobre os valores já determinados. Em breve, será feita a divulgação do edital, por parte da Secretaria do Esporte e Lazer, para que os interessados possam concorrer aos benefícios.

“Com essa iniciativa histórica, o objetivo do governo do Estado e da Secretaria do Esporte e Lazer é contemplar, principalmente, os atletas de base. É fundamental que o Rio Grande do Sul esteja ao lado desses jovens para qualificar a formação deles e para que possam atingir o objetivo maior: as grandes competições como os Jogos Olímpicos. Eles merecem que o Estado seja um parceiro na busca da realização desse grande sonho”, afirmou o titular da SEL, Danrlei de Deus na época em que o projeto foi aprovado.

As informações são do Governo do RS.

Sobre o Programa Bolsa-Atleta no Brasil

O Programa Bolsa Atleta é uma ação da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, que tem como objetivo garantir condições mínimas de preparação esportiva aos atletas do Brasil.

Para ser contemplado o atleta precisa atender aos critérios estabelecidos na legislação vigente e aos requisitos elencados nos Editais publicados anualmente.

Imagem: Freepik