Governo do RS e Microsoft? Parceria com empresa de Bill Gates pode inovar no estado

O governador Eduardo Leite liderou uma comitiva em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (8), para discutir possíveis parcerias com executivos de uma empresa de tecnologia. O objetivo principal do governo é aprimorar seus serviços digitais, seguindo as tendências da Inteligência Artificial (IA) em todo o mundo. A maioria dos serviços oferecidos à população gaúcha já está disponível em formato digital, representando 93% do total.

“Nós estamos aprofundando essa relação com as bigtechs para identificar as soluções, a evolução da tecnologia e como podemos acoplar essas ferramentas no serviço público, além de acompanhar os reflexos dessas mudanças na sociedade”, disse Leite. “Discutimos plataformas que podem ser trazidas para a segurança pública, para o relacionamento com o cidadão e para a formação de mão de obra. Já temos uma parceria com a Microsoft e queremos evoluir, trazendo soluções para o desenvolvimento das pessoas.”

Estado do Rio Grande do Sul busca parceria com a Microsoft para promover inclusão digital e inovação

Durante a reunião desta segunda-feira, o governador e a secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade se encontraram com Chris Sharrock, gerente-geral da Microsoft para as Nações Unidas e Organizações Internacionais.

Enquanto destacava a digitalização dos serviços ao cidadão no Rio Grande do Sul, Lisiane Lemos discutiu os desafios da inclusão social, incluindo a necessidade de levar internet de alta qualidade para todos os lugares e expandir programas de qualificação, como o Mobiliza RS e a Escola de Governo. Além disso, também foram debatidos planos para a construção de centros de inovação em universidades comunitárias e escolas.

A Microsoft já é uma parceira importante do Estado, não só fornecendo tecnologias, mas também com um Centro de Inovação na PUCRS.

O Estado do Rio Grande do Sul tem se destacado como um pólo de inovação no Brasil, alcançando o primeiro lugar no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Como parte do Mapa Estratégico 2023/2026, a nova gestão tem como uma das principais metas “Crescer com inovação”, com ênfase no desenvolvimento econômico inovador.

Os objetivos incluem incentivar ecossistemas de inovação, aumentar a produtividade da economia e aprimorar as soluções governamentais por meio do governo digital. Participantes do encontro incluíram vários secretários estaduais, o procurador-geral do Estado, o líder do governo na Assembleia e outros.

Fonte: Estado do Rio Grande do Sul

Foto: Maurício Tonetto/Secom