Cidade do RS é uma das 10 piores em qualidade de vida na região Sul

O Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), lançado pelo o Observatório das Metrópoles em 2016, revelou que uma cidade do Rio Grande do Sul está entre umas das 10 piores em qualidade de vida na região Sul do país.

A primeira entre as cem melhores em qualidade de vida na região Sul é Balneário Camboriú (SC). Em seguida, está Maringá (PR). 63 cidades da lista são do Paraná, em seguida, está o Rio Grande do Sul com 29. Santa Catarina aparece apenas com 8 cidades.

Entre as cem piores cidades em qualidade de vida, os três Estados praticamente tem a mesma quantia de localidades (34 no Paraná, 32 em Santa Catarina e outras 32 no Rio Grande do Sul). O pior município do ranking é Itaperuçu (PR).

Para definir as cidades, são analisadas dimensões como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura. O IBEU-Municipal mostra que entre os maiores desafios do Brasil estão a infraestrutura e os serviços coletivos. Ao avaliar o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia, mais da metade dos municípios estão em condições ruins nesses serviços.

Na época, um dos maiores problemas dos municípios brasileiros era o da infraestrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), além dos serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, atendimento adequado de energia e coleta adequada de lixo).

10 piores cidades do Sul do país

A seguir, confira as 10 piores cidades do Sul do país e suas notas.

10 Lajeado do Bugre RS: 0,711
9 Barão do Triunfo RS: 0,711
8 Arroio do Sal RS: 0,711
7 Monte Castelo SC: 0,711
6 Paim Filho RS: 0,711
5 Adrianópolis PR: 0,711
4 Piraquara PR: 0,712
3 Jaguaruna SC: 0,713
2 Ponte Serrada SC: 0,713
1 Major Gercino SC: 0,713