Gosta de tomar banho quente? Especialista faz alerta para estas pessoas

Nada como um bom banho quente após um dia estressante. A primeira coisa que muitos trabalhadores fazem ao chegar em suas casas ou antes de deitar em suas camas, é ligar o chuveiro e deixar a água quase fervendo cair no corpo, enquanto se esquecem de todos os problemas. O que poucos sabem, é que apesar de tentadora, essa prática pode danificar, e muito, os fios do cabelo.

A seguir, confira os malefícios de tomar banho muito quente e abandone de vez (ou parcialmente) essa prática.

Saiba porque tomar banho quente pode estar te prejudicando

Apesar de trazer uma sensação de renovação, o banho quente faz ao contrário com o nosso cabelo. Além de ressecar os fios, a água em temperaturas elevadas também pode ser responsável por deixá-los quebradiços e com frizz.

A água quente também deixa os fios sensíveis, assim, causando a dilatação das cutículas e facilitando a perda de hidratação. Proliferação de fungos causadores de caspa também são umas das consequências de optar pelo banho quente, de acordo com especialistas.

A pele também não se safa dos longos banhos quentes.

Quando exposta à água em temperatura elevada, a nossa pele perde sua camada protetora, assim, causando o ressecamento e perda de hidratação. Os riscos de contrair alergias e infecções bacterianas também aumentam.

Opte por banhos frios

Apesar de nem sempre serem agradáveis, os banhos frios são a melhor opção para quem deseja continuar com a pele e o cabelo saudáveis.

As águas em temperaturas mais frias são responsáveis por melhorar a circulação sanguínea do corpo e por causar sensação de bem-estar.

Alguns estudos também indicam que a água gelada ajuda a acelerar o metabolismo e a perda de peso, além de ajudar a combater sintomas de depressão.

Apesar de ser benéfica para muitos, a prática de tomar banho frio deve ser bem analisada por pessoas com predisposição para problemas cardiovasculares. Se expor as águas muito frias pode provocar um choque térmico no corpo, e, em casos mais graves, um ataque cardíaco.

Imagem: Depositphotos