Gaúchos terão redução na conta de luz a partir da próxima semana

Nesta terça-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual da CEEE Grupo Equatorial. Com isso, a partir da próxima quarta-feira (22), os moradores do Rio Grande do Sul gastarão menos com suas contas de luz.

No geral, a redução para os usuários da concessionária gaúcha será de 1,41%. Para os clientes residenciais (classe B1), a queda será de 1,30%, já para a alta tensão (indústrias e comércios), de 2,04%. Para consumidores de baixa tensão, será de 1,17% a diminuição.

Atualmente, a empresa atende cerca de 1,9 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul. Enquanto as distribuidores estiverem passando por processos de reajustes, serão repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

Saiba até quando as contas de luz ficarão mais baratas no Rio Grande do Sul

A CEEE, em nota, disse que o reajuste negativo reflete a redução de custos na parcela A da empresa (custo com compra de energia e encargos setoriais). A tarifa reajustada vigorará até 21 de novembro de 2024. Em 2022, a CEEE Grupo Equatorial teve autorizada uma elevação nas tarifas com efeito médio para o consumidor de 5,68%. Para a alta tensão o incremento foi de 9,53% e para os clientes residenciais foi de 3,62%.

CEEE Equatorial recebe multa milionária por baixa qualidade de serviços

Recentemente, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) multou a CEEE Equatorial em R$ 24,3 milhões. Em processo de fiscalização ocorrido em agosto deste ano, a Agergs afirma que evidenciou a “baixa qualidade do serviço prestado pela concessionária, corroborada pelo descumprimento parcial do Plano de Resultados de 2022 estabelecido para, além da precariedade da manutenção de suas instalações, que refletem negativamente no seu desempenho operacional”.