Gaúchos podem consultar e solicitar devolução de dinheiro do governo! Saiba como

Na terça-feira (28), o Banco Central (BC) reabriu a consulta de Sistemas de Valores a Receber (SVR), procedimento que foi suspenso em abril de 2022. Além disso, também será possível receber dinheiro de familiares falecidos.

O SVR é uma ferramenta que mostra o dinheiro “esquecido” pelos clientes em instituições financeiras.

Atualmente, o SVR tem disponíveis aproximadamente R$ 6 bilhões em valores a receber para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

Para saber se tem valores a receber, é necessário acessar o link https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Saiba como acessar o sistema para solicitar o dinheiro

O sistema só poderá ser acessado a partir das 10h do dia 7 de março. Será necessário fazer login no GOV.br . Pessoas jurídicas precisam ter conta gov.br com o CNPJ vinculado.

Em seguida, o usuário deverá clicar em “Meus Valores a Receber” e aceitar o termo de ciência.

Por último, será preciso verificar o valor a receber, nome, os dados de contato da instituição que deve devolver o valor, origem do valor e em alguns casos, mais informações sobre o valor a receber. Após a confirmação, é só solicitar.

BC divulga mais mudanças

Segundo o g1, o BC irá realizar outras mudanças nas consultas e saques para os usuários, tais como:

  • Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber;
  • Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema;
  • Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento;
  • Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor;
  • Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.