Folga geral em dias de jogos da Copa? Veja expediente definido pelo Ministério da Economia

O Ministério da Economia definiu, às vésperas do início da Copa do Mundo no Catar, as regras para o regime de trabalho em dias de jogos do Brasil. 

De acordo com as orientações publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nos dias em que o Brasil entrar em campo até 12 horas não haverá expediente. No entanto, nos demais horários em que a Seleção pode jogar o expediente será realizado em regime reduzido, ou seja, quando o Brasil ir a campo às 13 horas os servidores serão liberados às 11 horas. 

Quando o time de Tite jogar às 16 horas, o expediente terá fim às 14 horas.  

Estas regras se aplicam a todos os servidores e empregados públicos, tanto efetivos como contratados, temporários e estagiários. A portaria publicada no DOU também prevê a compensação do período de horas não trabalhadas para os dias 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023.

Conforme o documento, “o agente público que não compensar as horas usufruídas sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas”.

Mesmo com a medida, os órgãos devem manter o funcionamento para que os servidores que não quiserem a liberação cumpram sua carga horária normalmente, sem necessidade de reposição. 

Quando o Brasil joga na Copa do Mundo?

A Seleção de Tite fará sua estreia na Copa do Catar na quinta-feira (24), às 16 horas em uma partida contra a Sérvia. O jogo ocorre no quinto dia da competição. 

O Brasil volta a campo por mais duas vezes na primeira fase, uma na segunda-feira (28), às 13 horas, e outra no dia 2 de dezembro, às 16 horas.