FIES: Caixa lança aplicativo dedicado a estudantes que contrataram o financiamento com banco

A Caixa Econômica Federal lançou um aplicativo para alunos e ex-alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) junto ao banco. O lançamento foi feito durante entrevista de imprensa em Campinas.

Os usuários poderão, além de consultar as principais informações sobre seu contrato e gerar boletos, realizar a renegociação de parcelas em atraso através do canal Fies Caixa. A nova função ficará disponível a partir de 1º de setembro.

“Pelo aplicativo será possível verificar se seu contrato está apto para renegociação, simular as opções de renegociação disponíveis para o contrato e aderir às condições mais adequadas ao seu perfil”, disse a vice-presidente de Governo da Caixa, Tatiana Thomé.

De acordo com a Caixa, 1,2 milhão de estudantes terão a possibilidade de renegociar seus contratos com o banco. A renegociação será possível até o dia 31 de dezembro. 

O app será disponibilizado no dia 1º de setembro. 

Regras para renegociar o Fies

Os estudantes que não possuem parcelas em atraso terão desconto de 12% no valor em pagamentos à vista.

Já os estudantes que possuem atraso de 90 dias terão o desconto dos encargos mais 12% do valor principal, também em pagamentos à vista. Também poderá ser feito o abatimento total dos encargos, sem descontos no valor principal. Os estudantes terão a possibilidade de dividir em 150 vezes os valores, desde que cada parcela tenha no mínimo R$200. 

Os estudantes que possuem mais de 365 dias de atrasos e que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 terão desconto de 92% no valor total da dívida, em pagamentos à vista. 

Já os estudantes com mais de cinco anos de atrasos e que também tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou estejam inscritos no CadÚnico podem ter 99% de desconto no valor total da dívida em caso de pagamento à vista.