Censo 2022: RS tem 2,5 milhões de pessoas recenseadas até agora

Desde o início da edição realizada neste ano, o Censo 2022 já contou com 2,5 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, número equivalente a 4,2% dos entrevistados no Brasil. 

De acordo com o coordenador do Censo no Rio Grande do Sul, Luís Eduardo Puchalski, o número de pessoas recenseadas no território gaúcho está um pouco abaixo do esperado para o mês. Por isso, o levantamento não será encerrado no dia 31 de outubro como estava previsto, mas sim no mês de novembro, com possibilidade de se estender até dezembro. 

No restante do Brasil, o Censo já contou com quase 60 milhões de pessoas. O IBGE enfrenta dificuldades para contratar recenseadores, principalmente em função do pouco prazo para coleta de dados. 

De acordo com o instituto, atualmente estão a campo 144.634 recenseadores, 78,8% do total de vagas disponíveis. 

O Estado onde mais faltam recenseadores é o Mato Grosso, com apenas 51,2% das vagas preenchidas. Entretanto, Alagoas possui 99% dos postos ocupados.

Segundo o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, a dificuldade para preencher as vagas é maior onde a taxa de desemprego é mais baixa. “A gente acredita que seja uma consequência do mercado de trabalho. Os estados com maior taxa de desocupação são os que o IBGE tem maior atratividade para o trabalho do Censo. Em estados, em municípios, onde tem situação de quase pleno emprego, a gente tem desafios”, explicou. 

Pessoas têm se recusado a responder a pesquisa do Censo 2022

No Rio Grande do Sul, 966.837 domicílios receberam os recenseadores. Das 2.497.756 pessoas recenseadas, 52,3% eram mulheres e 47,6% eram homens.  A taxa de domicílios que se recusaram a responder foi de 1,4 % no território gaúcho. 

Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE,  pontua que a taxa de recusas é muito alta para garantir a pesquisa e que dificulta o trabalho do Censo. Ele pede que os prefeitos aumentem a publicidade para melhorar a recepção da população ao trabalho do recenseador. “Precisamos que cada prefeito se torne anfitrião do recenseador. Os grandes protagonistas deste Censo são os recenseadores.”, disse.