Feriado mais longo no RS? Entenda mudança de ponto facultativo

Os servidores estaduais puderam esticar o feriado de Finados, graças à transferência do ponto facultativo ao Dia do Servidor Público, além da liberação do governador Eduardo Leite. O feriado do dia 28, neste ano, caiu em um sábado, sendo transferido para esta sexta-feira (3).

Contudo, o movimento vai na contramão do governo federal, que não liberou seus funcionários nesta sexta. A prefeitura de Porto Alegre também deve seguir o seu expediente normalmente, de acordo com os horários de funcionamento.

Veja mais informações sobre o feriado prolongado no Rio Grande do Sul e quais foram as regiões que permaneceram em seu momento de descanso nesta sexta!

Feriado prolongado aumenta fluxo de turistas

Desde a tarde de quinta-feira (2), feriado de Finados, o Rio Grande do Sul contou com um grande fluxo de visitantes e motoristas em direção ao Litoral Norte. De acordo com o gerente de operações da Estação Rodoviária, Jorge Rosa, cerca de 7 mil pessoas já rumaram de Porto Alegre em direção a outras cidades do RS. 

Conforme a concessionária, em levantamento realizado por volta das 19h30min desta quarta, cerca de 20 mil veículos já haviam se deslocado em direção ao Litoral Norte, enquanto outros 13 mil rumaram em direção à Região Metropolitana.

Mas afinal, qual a diferença entre ponto facultativo e feriado?

Apesar de ser um termo comum e utilizado no dia a dia dos brasileiros, poucos sabem realmente qual a diferença entre o ponto facultativo e o feriado.

O feriado é o dia em que as atividades normais são obrigatoriamente suspensas por lei ou tradição. Por outro lado, o ponto facultativo trata-se de dias em que a organização tem permissão para fechar ou permanecer aberta.

Geralmente, durante os pontos facultativos, os funcionários não são obrigados a trabalhar. Porém, a decisão de fechamento ou não fica à classificação do empregador e de suas necessidades dentro do mercado.