Fenômeno impressionante atinge a fronteira do RS com o Uruguai

Na manhã desta quarta-feira (11), moradores de Cerro Largo, próximo da fronteira com o Brasil, foram surpreendidos por uma impressionante formação de nebulosidade impulsionada pela chegada de uma frente fria na região.

O fenômeno foi registrado na Ruta 26, que liga Tacuarembó e Paysandú a Melo, em Cerro Largoque, e recebeu o nome de “tsunami de nuvens”. O vídeo, que viralizou no Uruguai, foi compartilhado pela jornalista Silvia Techera. Confira:

Reprodução / X

Entenda o fenômeno

As nuvens prateleiras, como são chamadas as nuvens que aparecem no vídeo, têm origem em movimentos na atmosfera onde uma camada de ar mais quente se eleva acima de uma camada de ar mais frio. O ar aquecido se condensa rapidamente, gerando características dessa nuvem.

Na data em que o fenômeno ocorreu, não foram registradas chuvas no início do dia na região, porém, em outras áreas do Uruguai já chovia por conta da frente fria que se deslocava pelo território, induzindo a instabilidade com chuva e temporais no Rio Grande do Sul. 

Um pouco depois do registro, o tempo na região ficou instável. Chuvas intensas foram registradas em áreas de Cerro Largo, à medida que a frente fria se movia do Uruguai em direção ao Rio Grande do Sul durante a primeira metade do dia.

Frente fria traz chuvas e causa estrago no RS

Em Porto Alegre, uma árvore chegou a cair na rua Sacadura Cabral, bairro Petrópolis, entre as ruas Lagoinha e Maranguapé, no bairro Petrópolis, bloqueando a via. No município de Entre-Ijuís, o acúmulo de chuva durante a manhã foi de 73 milímetros, e em Ijuí, foi de 72 milímetros em 24 horas, de acordo com os monitoramentos dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Por conta da frente fria, Porto Alegre e da região Metropolitana devem registrar temperaturas mais baixas na madrugada de sábado (14). Os termômetros devem variar entre 7°C e 9°C.

Imagem: Reprodução / Redes Sociais