Novo golpe gera alerta para moradores do RS

Um novo golpe em Porto Alegre tem deixado as autoridades em alerta. Quadrilhas oferecem presentes de aniversário para a comemoração da data e acabam clonando o cartão da vítima durante a suposta entrega do presente.

Nesta quarta-feira (11), a Polícia Civil prendeu um suspeito de praticar o golpe, mas ainda há suspeita de outros envolvidos. Um levantamento realizado pela instituição estima um número por volta dos 200 afetados com o golpe.

O golpe acontece quando os suspeitos vão à casa da vítima entregar o suposto presente de aniversário. Para a entrega, eles afirmam precisar pagar uma pequena taxa, passando valores exorbitantes na maquininha.

“Eles dizendo que não funciona a máquina, já estão fazendo a transferência deste valor para a conta de terceiros. E a vítima acha que a máquina não está funcionando”, explica a delegada Rosane de Oliveira.

Vítimas não se dão conta da fraude

De acordo com as autoridades, o suspeito solicita à vítima que passe o cartão mais de uma vez. A polícia ainda acredita que os equipamentos estejam adulterados, podendo obter fotos dos dados dos cartões.

Em julho deste ano, a polícia calculou 100 pessoas atingidas com este novo golpe. Em três meses, o número dobrou.

Com isso, é de suma importância a conscientização sobre o golpe, a fim de confirmar para a população gaúcha os perigos de passar cartão em estabelecimentos desconhecidos ou, até mesmo, para pessoas na porta de casa.

A polícia ainda apura como as quadrilhas têm acesso à informação de que a vítima ou alguém da família está comemorando aniversário exatamente no dia em que eles aparecem. A orientação das autoridades é que informações pessoais e de cartões bancários não sejam repassadas.

Imagem: Reprodução/TV TEM