Fenômeno gera tornado em país vizinho e avança para o Sul do Brasil

As violentas tempestades que atingiram o Paraguai nos últimos dias causaram a morte de uma menina de 10 anos em San Estanislao, departamento de San Pedro. Devido ao registro de um tornado e granizo gigante, as autoridades do Brasil se preocupam com a tempestade que pode avançar ao Sul.

O tornado, no Paraguai, danificou 25 casas e deixou vários feridos. O fenômeno ocorreu por volta das 18h30, de acordo com informações da emissora Telefuturo. Segundo os primeiros dados, o tornado deixou cerca de 20 a 25 casas demolidas e muitos feridos que serão tratados no hospital local.

Já em Guaica, departamento de San Pedro, uma mulher foi resgatada em meio aos escombros de sua casa depois que a tempestade destruiu a moradia. Veja mais informações!

Grande tempestade pode chegar ao Sul do Brasil

O cenário é preocupante devido a áreas de instabilidade que se formaram sobre o Paraguai, com granizo gigante que chegou a perfurar vidro de carros. Esse tornado avança para o Sul do Brasil, afetando o Oeste catarinense e principalmente o Oeste do Paraná.

Além disso, vale ressaltar que o fenômeno está constantemente ligado a tornados no Sul do Brasil e nos países vizinhos. Com isso, há um aumento das ocorrências de formação de funis. 

O jato de baixos níveis trata-se de um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera. Sendo assim, nos últimos dias, um jato de baixos níveis podia ser visto entre o Paraguai e o Sul do Brasil, com o aprofundamento deste fenômeno que pode dar origem a um novo ciclone na região da costa gaúcha.

É importante prestar atenção às condições climáticas e evitar práticas perigosas, de caráter meteorológico. Consulte informações sobre previsão do tempo no seu estado.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS