Famoso website anuncia encerramento de atividades

O famoso site Omegle, que tem como objetivo conectar usuários de todo o mundo, anunciou seu encerramento após 15 anos de operação. A decisão foi tomada após o aumento do uso indevido da plataforma, que inclui a ocorrência de vários crimes através da transmissão ao vivo.

Lançado em 2009 por Leif K-Brooks, o Omegle foi mantido de forma independente durante toda a sua existência e, apesar de cair sua popularidade nos últimos anos, o site ainda registrou cerca de 50 milhões de visitantes no último mês, conforme dados divulgados pela empresa de análise SimilarWeb.

Em uma postagem de K-Brooks em seu blog, refletiu sobre o início incerto do Omegle e seu sucesso rápido, devido a necessidade humana de conhecer pessoas novas constantemente.

Aumento de atividades ilícitas na plataforma

Apesar de ser um bom veículo de comunicação, o Omegle começou a ser alvo de atos ilícitos, ainda mais durante a pandemia. Sendo assim, o site enfrentou severas críticas diante do funcionamento.

Dessa forma, o fundador destacou que os esforços eram contínuos para melhorar os serviços ao longo dos anos.K-Brooks mencionou o peso financeiro e psicológico de manter o Omegle, admitindo que a continuidade do serviço se tornou insustentável

Além de se preocupar apenas com o seu portal de comunicação, K-Brooks também expressou a sua decepção com as mudanças vistas na internet nos últimos anos, preocupado com o futuro da comunicação online.

Sendo assim, não foi possível controlar o uso da plataforma para parar de exibir conteúdo sensível ou práticas ilegais. A plataforma deve sair do ar após seus 15 anos de funcionamento e unindo ideias ao redor do mundo.

Imagem: Reprodução / jcomp / Freepik