Air fryer pode ter originado incêndio em apartamento em SC: saiba como usar o aparelho com segurança

Nesta quarta-feira (8), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 11h30, após um apartamento localizado no bairro Campinas, em São José, na Grande Florianópolis. Ao que tudo indica, uma air fryer (fritadeira elétrica) foi a causadora do incêndio. De acordo com a guarnição, a dona da casa deixou a máquina ligada e saiu.

Ninguém se feriu e as chamas, que atingiram somente a cozinha, foram controladas por volta das 12h. A fumaça e fuligem também se espalharam por toda a sala e outros cômodos. Outros apartamentos não foram atingidos.

Saiba quais cuidados ter com uma air fryer

De acordo com os bombeiros, uma air fryer normalmente não causa incêndios, porém, é preciso estar atento, já que se trata de um aparelho elétrico. É essencial sempre estar com a manutenção do equipamento em dia, a fim de garantir que os recursos de segurança sejam ativados quando necessário.

A seguir, confira algumas outras dicas para evitar que sua air fryer cause um incêndio:

Atenção ao timer: O sistema de aquecimento da air fryer só deve ser acionado pelo timer. Caso a máquina apresente qualquer sinal de mau funcionamento entre em contato com profissionais que possam realizar uma revisão ou manutenção.

Não utilize papel toalha: Não coloque papel toalha dentro da fritadeira elétrica, pois ele pode queimar, causando um incêndio.

Não deixe a fritadeira desacompanhada: Evite sair de casa enquanto o aparelho estiver em uso.

Tire da tomada: Assim que você terminar de usar a fritadeira elétrica, desconecte-a da tomada. Dessa forma, você garante a segurança e evita o consumo de energia desnecessário.

As informações são do NSC Total.

Para acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ligue para o número 193. A guarnição pode ser chamada em casos de incêndios, acidentes com trauma, choques elétricos, engasgamento, entre outros.

Imagem: CBMSC / Divulgação