Famoso local do RS está perto de completar uma década fechado após diversos adiamentos na reforma

Após adiamentos na reforma, um importante local do Rio Grande do Sul está próximo de completar uma década fechado. O Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre, passa por obras e teve sua reabertura adiada de maio para setembro.

O espaço está fechado desde 2014 por problemas estruturais. Em 2020, começaram as reformas, que mais tarde foram suspensas em decorrência da pandemia. Os trabalhos só foram retomados em fevereiro do ano passado, com prazo de abertura para janeiro de 2023. O prazo já foi adiado duas vezes desde então. Confira abaixo mais informações sobre o teatro.

Local de Porto Alegre está a quase 10 anos fechado

O Teatro Túlio Piva foi o primeiro de Porto Alegre sob responsabilidade do município. Foi nomeado em 1990, em homenagem ao músico gaúcho homônimo. O local possui capacidade para 214 pessoas.

Quando foi fechado em 2014, a prefeitura prometeu que sua reabertura ocorreria em 2017. Na época, foi dito que a reforma duraria cerca de 18 meses. Em 2019, a reestruturação ficou sob responsabilidade da Opinião Produtora, que também se encarrega da administração do espaço até junho de 2031. A empresa também é responsável pela reforma do auditório Araújo Viana.

A reforma teve orçamento estimado de R$ 4 milhões, valor que hoje chega a R$ 7,5 milhões. Entre as melhorias previstas, estão inclusas uma fachada em concreto, com vidraças e detalhes em aço, e ampliação da capacidade de público.

O serviço foi suspenso pela pandemia e retomado apenas em fevereiro do ano passado. O prazo de finalização para janeiro de 2023 foi alterado para maio, e agora, foi adiado mais uma vez para setembro. 60% das obras já estão finalizadas.

Segundo a Opinião Produtora, o local poderá ser aberto para o público no mesmo mês que as reformas forem finalizadas.

Imagem: Divulgação / Pedro Piegas / Prefeitura Municipal de Porto Alegre