Calor extremo na Argentina pode chegar ao Sul do Brasil?

Uma massa de ar quente que atinge parte da Argentina pode impactar também o tempo no Sul do Brasil. A chegada do calor no país trouxe temperaturas muito acima da média e estas mudanças já podem ser sentidas também nos estados sulistas.

De acordo com a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, os impactos da massa de ar quente já podem ser sentidos no Rio Grande do Sul e outros estados da região. Confira mais informações abaixo.

Massa de ar quente na Argentina pode trazer calor para o Sul do Brasil

A Argentina tem passado por uma sequência de meses com temperatura acima da média. Agora, o país está em um dos seus piores momentos — a seca prejudicou a safra de verão e há regiões com desvios de até 15 °C a 20 °C acima do esperado.

Segundo o meteorologista da MetSul Luiz F. Nachtigall, o ingresso de ar quente na região Sul traz mudanças que já podem ser sentidas, como o aumento das marcas nos termômetros desde o início da semana e máximas acima do usual para esta época do ano.

Apesar disso, a população não deve esperar calor de verão, e as noites devem continuar frias. Isso ocorre devido à baixa umidade da atmosfera e à falta de chuvas, que provocam aquecimento rápido durante a manhã e resfriamento durante a noite. Este fenômeno é similar ao visto em desertos. Por isso, espera-se que esta semana apresente grande amplitude térmica.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima registrada nesta segunda-feira (15) foi 24,4 °C, enquanto a máxima média histórica é de 22,6 °C. As temperaturas mais altas registradas no começo da semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foram 26,9 °C em São Luiz Gonzaga, 26,7 °C em Alegrete, 26,6 °C em Santa Rosa, 26,4 °C em Uruguaiana.

Imagem: Reprodução / Freepik