Famosa rede de supermercados anuncia fechamento de seis unidades no RS

As seis unidades do supermercado da Languiru foram fechadas e cinco deles já não reabrem nesta quarta-feira (25). Eles ficam no Arroio de Melo, Cruzeiro do Sul, Poço de Antas, e dois em Teutônia. As lojas fizeram uma liquidação de 50% para acabar com o seu estoque.

Dessa forma, a rede de supermercados irá contar apenas com uma unidade, sua matriz, em Teutônia. A cooperativa enfrenta uma crise financeira, gerenciada pela nova diretoria que assumiu a rede no final de abril.

Para os moradores da região, o encerramento das atividades pode ter um impacto na economia. Além disso, alguns postos de emprego foram perdidos devido à crise financeira enfrentada pela rede de supermercados.

Único caminho para salvar a rede

De acordo com o presidente da rede Languiru, Paulo Birck, as lojas não tinham mais condições de se manter, pois restavam poucos produtos. Para reabastecê-los, seria necessário investir um valor de R$ 15 milhões.

Mesmo fechados, os supermercados estão à venda e negociações estão em andamento, mas o nome do interessado não veio ao público. “Se evoluir a negociação, haverá transição. Se não, vamos definir com a equipe o fechamento (em definitivo) e ver as possibilidades, talvez vender fracionado, não sabemos ainda”, conta o presidente.

Demissões conforme o encerramento das atividades

A empresa soma, no total, 200 funcionários. Com o encerramento das atividades das cinco unidades até o momento, demissões em massa podem acontecer, negociadas com o sindicato.

Contudo, caso haja comprador para os supermercados, há a possibilidade de os empregados serem contratados, como ocorreu com a compra do supermercado Languiru no shopping de Lajeado, comprado pelo Grupo Passarela, de Santa Catarina.

Imagem: Reprodução / Freepik