Famosa empresa escolhe o RS para lançar novo produto

A Calculadora de Preços Loft, uma nova ferramenta criada para auxiliar os proprietários e os corretores a definirem o melhor preço de venda para imóveis, o que pode fazer com que as chances de receber ofertas cresçam em até quatro vezes, promete facilitar a vida dos cidadãos do Rio Grande do Sul.

Por meio da análise de dados de anúncios e de transações de compra e venda de imóveis, o novo projeto da startup Loft promete encontrar o preço alinhado ao mercado, o que aumentará as chances dos proprietários venderem seus imóveis. O modelo de aprendizado de máquina (machine learning) que sustenta a calculadora foi treinado com mais de 10 milhões de anúncios e 5 mil transações. O índice de acerto é compatível com os melhores modelos de precificação dos EUA, como da Zillow, de acordo com a Rádio Guaíba.

Novo produto promete beneficiar proprietários de imóveis do RS

De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a falta de informações sobre os preços de imóveis é uma das principais causadoras da lentidão na venda de casas e apartamentos. No Brasil, os imóveis levam cerca de 16 meses para serem vendidos, já nos Estados Unidos, o período é de 3 meses.

“A imobiliária e seu corretor terão mais argumentos para auxiliar a pessoa que anuncia a formar seu preço, que em geral é definido por fatores muito imprecisos, como conversa com amigos ou com o porteiro”, afirma Talles Dantas, vice-presidente de Estratégia da Loft.

A imobiliário Foxter, de Porto Alegre, resolveu se arriscar e utilizar, de forma experimental, a calculadora. De acordo com a Rádio, a empresa conseguiu que 38% dos imóveis considerados sobre-precificados tivessem seus preços reduzidos pelos vendedores. A estimativa é que tenha havido oito vendas adicionais com o uso da calculadora.

Fernando Erhart, sócio-diretor da Foxter, afirma que a calculadora será positiva para seus consultores. “O nosso consultor vai ter uma ferramenta muito mais poderosa para mostrar para o vendedor o preço que o mercado realmente está absorvendo”, disse.