Famosa empresa do RS voltará a abrir lojas após parada

A Lebes, uma das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul, anunciou que voltará a abrir lojas em 2024. A empresa havia pausado sua expansão em 2023 para ajustes operacionais e controle do nível de inadimplência dos clientes. As primeiras unidades serão abertas em Canguçu, Três de Maio, Palmeira das Missões e Canela.

O CEO da rede, Otelmo Drebes, revelou que cada nova unidade representará um investimento de cerca de R$ 1 milhão, com a criação de 15 a 20 novos empregos. Além disso, o formato mais compacto, a Lebes Express, será turbinado para melhorar fluxo e conversão de vendas.

Performance da Lebes em 2023

Em relação ao desempenho da Lebes em 2023, a receita teve uma alta de 6% em relação ao ano anterior. Segundo Drebes, a indústria tem buscado reduzir estoques mais elevados devido a vendas menores na ponta. O final do ano, que é a temporada mais farta e esperada de vendas, foi “muito boa”, garante o CEO.

Em maio de 2023, Drebes aconselhou os colegas varejistas a segurar as expansões devido as incertezas sobre a conjuntura econômica e indicadores adversos. Contudo, após ajustes, a Lebes parece estar pronta para retomar sua expansão com segurança e sem pressa.

Com o objetivo de atrair consumidores jovens, a Lebes lançou, no segundo semestre de 2023, o programa Meu Primeiro Crediário. O programa concede limite a filhos de clientes da rede, mas o risco de inadimplência é totalmente da empresa. “Estamos apostando no futuro dessa geração. Daqui a 10 anos, o guri que teve crédito estará formado e trabalhando e não vai esquecer onde teve o primeiro crédito. Aí ele vai comprar na Lebes”, descreveu o presidente.