Famosa empresa anuncia fechamento de duas lojas no RS

A Paquetá, que foi recentemente vendida para a Oscar Calçados, de São Paulo, por R$ 90 milhões, encerrou as atividades de duas lojas situadas no estado do Rio Grande do Sul. As lojas fechadas localizavam-se em Porto Alegre, no Rua da Praia Shopping, no Centro Histórico e em Gramado.

A unidade de Porto Alegre estava em funcionamento desde 2010. Um cartaz afixado na unidade do Rua da Praia Shopping orienta os clientes a procurarem a outra loja da marca situada na Rua dos Andradas. Em Gramado, as atividades também foram encerradas.

Motivos para o fechamento das lojas no RS

Em nota oficial enviada à imprensa, a Oscar Calçados justificou que o encerramento das atividades em ambos locais foi devido à falta de acordo com os proprietários dos pontos comerciais. Entretanto, a empresa ressaltou que tem o desejo de reabrir as lojas em outros endereços e afirmou não ter planos para o encerramento de outras unidades. Ao todo, foram adquiridas 59 lojas da Paquetá. A Ponto Pronto, que administra o Rua da Praia Shopping, já está em negociações com outra marca para ocupar o espaço de 110 metros quadrados, que fica em frente ao McDonald’s.

Implicações para os funcionários

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), Nilton Neco, informou que a empresa pretende realocar os funcionários da Capital em outras unidades. No caso de Gramado, infelizmente, ocorrerão demissões. É importante recordar que, antes da venda para a Oscar Calçados, a Paquetá havia encerrado as atividades em outras lojas localizadas no Shopping Iguatemi, Praia de Belas (Paquetá Esportes e Gaston) e também realizou a troca de lugar de uma unidade da Paquetá Esportes no Centro Histórico.

O Grupo Paquetá enfrenta uma grave crise financeira há vários anos, o que motivou, recentemente, o encerramento do processo de recuperação judicial para evitar que fosse declarada a falência da empresa.