Escolas municipais de Porto Alegre incentivam o aleitamento materno, entenda essa campanha

A  Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a área técnica de Amamentação, Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promovem o projeto Amamentar é Tri nas escolas municipais da capital durante o mês de agosto para incentivar o aleitamento materno.

Amamentação é estimulada entre as mães das crianças que frequentam as escolas do município

Conforme divulgação da prefeitura de Porto Alegre, o objetivo do projeto  “é possibilitar a manutenção da oferta de leite materno, exclusivamente até os seis meses e como complementação alimentar, por livre demanda, até os dois anos, mesmo após o ingresso da criança na escola”.

Para estimular a amamentação entre as mães dos alunos da rede municipal, há o incentivo para que as escolas proporcionem um ambiente exclusivo para amamentação. Além disso, as Unidades de Saúde e as escolas orientam as mães a como realizar a retirada do leite com segurança sanitária e encaminhamento para a criança no período escolar.

A nutricionista da Smed, Silvia Pauli, reforça a importância do aleitamento materno nos primeiros anos de vida. “Muitos estudos indicam que quanto mais prolongado o tempo que a criança recebe leite materno maior a proteção contra diversas doenças crônicas, consideradas epidêmicas na atualidade, como diabete e obesidade. Também já foi comprovado que a maior duração do aleitamento materno estimula a criança a atingir pleno desenvolvimento da inteligência”, finaliza. 

Roda de conversa e formação online serão realizadas durante o mês de agosto

O projeto irá promover no dia 8 de agosto uma roda de conversa entre as equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as nutricionistas da Smed. Já no dia 10 e 12, haverá uma formação online para as técnicas em nutrição das escolas comunitárias, ministrada pela nutricionista da secretaria da Saúde Cíntia Costa.

A ideia do projeto é capacitar os participantes a respeito do Amamentar é Tri, além de estimular a troca de informações e experiências.