Entre as melhores cidades brasileiras para se viver, em qual posição está Porto Alegre?

Levantamento aponta o ranking das melhores cidades brasileiras para se viver com longevidade, com Porto Alegre entre as mais bem classificadas. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Longevidade MAG, faz o cálculo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), considerando a sua capacidade para atender necessidades básicas de vida, em especial a de idosos.

Entre os fatores considerados, estão indicadores gerais de economia, saúde, bem-estar e habitação. Confira as 10 cidades mais bem avaliadas, entre municípios grandes e menores, para se viver mais.

Porto Alegre marca terceiro lugar em IDL geral

Cidades grandes

  1. São Caetano do Sul (SP)
  2. Santos (SP)
  3. Porto Alegre (RS)
  4. São Paulo (SP)
  5. Florianópolis (SC)
  6. Niterói (RJ)
  7. Rio de Janeiro (RJ)
  8. Atibaia (SP)
  9. Catanduva (SP)
  10. Americana (SP)

Cidades pequenas

  1. Adamantina (SP)´
  2. Vinhedo (SP)
  3. Lins (SP)
  4. São João da Boa Vista (SP)
  5. Itapira (SP)
  6. Tupã (SP)
  7. Fernandópolis (SP)
  8. Votuporanga (SP)
  9. Dracena (SP)
  10.  Esteio (RS)

No ranking do IDL, Porto Alegre pontuou mais alto na categoria de habitação, com 98,5 pontos. A rede bancária da cidade também foi colocada como ponto de destaque, assim como sua cultura, devido á maior acessibilidade a TV e internet. No entanto, a pesquisa aponta que ainda há muito espaço para melhoras na segurança pública. Você pode conferir o relatório completo através do site do Instituto.

Segundo o Instituto de Longevidade MAG, o levantamento do IDL é feito com base em dados publicados de fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e também de instituições renomadas como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e organizações do meio privado, como o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).