Entenda por que Porto Alegre participará de conferência internacional na Irlanda

Porto Alegre participará da 22ª Conferência Internacional Walk21, realizada a partir desta segunda-feira (19) em Dublin, na Irlanda. A Capital do Rio Grande do Sul foi selecionada para fazer a apresentação do projeto para requalificação da rua João Alfredo: o Ruas Completas, desenvolvido pela prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU).

O evento global de caminhabilidade seguirá até a sexta-feira, 23, e tem como tema The Decade to Change (A Década para a Mudança). Porto Alegre é uma das sete cidades brasileiras que fará parte do encontro que reúne profissionais, acadêmicos, planejadores, políticos e cidadãos para tratar sobre a importância de planejar um mundo habitável e sustentável. 

A apresentação do projeto da Capital será realizada nesta quinta-feira (22), às 5 horas, pela arquiteta e urbanista da SMMU, Ana Paula Hoppe Bonini, representante de Porto Alegre no evento. “Nossa viagem só reforça que acertamos em produzir uma verdadeira e radical transformação na região com a implantação do projeto Ruas Completas na rua João Alfredo. Ao longo do processo foi feita uma grande escuta ativa da população do entorno e a etapa seguinte prevê um investimento pesado em obra”, destacou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres. 

Conheça o projeto apresentado por Porto Alegre em Dublin 

O trabalho que será apresentado pelos representantes da Capital na Irlanda teve inicio como um projeto de segurança viária para a rua João Alfredo. “Tiramos proveito da largura generosa da via, que possibilitou a ampliação dos passeios, criando assim travessias mais curtas e seguras, e uma faixa livre acessível ao longo da calçada em toda a via, além de rampas para proporcionar acessibilidade universal”, comentou Ana Paula. 

O desenho viário elaborado proporcionou uma melhor organização do fluxo de veículos e pedestres. Além de manter duas faixas de rolamento, um sistema de informação para pedestres e ciclistas composto por informações sobre rotas e serviços e mapas táteis para os cegos também está previsto.