Empresa do PR é escolhida por Bill Gates para desenvolver novo projeto; confira

Uma instituição criada por Bill Gates, o fundador da Microsoft, selecionou empresa do Paraná para trabalhar em um novo projeto. Nesta quarta-feira, 9 de agosto, a Munai, companhia de tecnologia da saúde do Vale do Pinhão, de Curitiba, anunciou que foi escolhida pela Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolver um projeto ligado à inteligência artificial (IA).

O projeto terá o objetivo de promover o uso racional de antibióticos através de IA: a ideia é criar um assistente virtual que automatize protocolos hospitalares para conter resistência antimicrobiana. Confira abaixo mais informações.

Empresa de Curitiba é selecionada por fundação de Bill Gates

A Munai foi uma das 51 empresas selecionadas pela instituição. Ela receberá apoio financeiro em torno de US$ 85 mil (o equivalente à cerca de R$ 415 mil, segundo a cotação atual do dólar) para trabalhar no desenvolvimento da inteligência artificial.

Em entrevista divulgada pelo governo municipal, o CEO e cofundador da Munai, Cristian Rocha, declarou que espera que o projeto tenha aplicações mundiais. “A inteligência artificial que estamos desenvolvendo só é possível porque estamos em Curitiba, com o apoio do Vale do Pinhão. Não é à toa que esse projeto tem o potencial de ser escalado para o mundo inteiro”, afirmou Rocha.

De acordo com o médico infectologista e fundador da Munai, Hugo Morales, o assistente virtual seria capaz de dar suporte nas decisões clínicas em torno da prescrição de antibióticos, com o objetivo de assegurar um uso racional dos mesmos.

“É alarmante pensar que cerca de metade das prescrições de antibióticos são desnecessárias, contribuindo para o aumento global de resistência antimicrobiana”, afirmou o médico.

Criada em 2019, a Munai é uma healthcare com foco no uso de inteligência artificial para automatização e otimização de tarefas no setor de Saúde, como análise de dados, teleconsultas, entre outros.

Imagem: Joshua Roberts / Arquivo / Reuters