Depressão no ambiente de trabalho cresce cada vez mais; o que a empresa pode fazer?

As principais causas de afastamento do trabalho são doenças mentais ou emocionais, como por exemplo a depressão. As exigências excessivas de produtividade e a busca incessante pelo lucro são algumas das características do mercado de trabalho que geram esse tipo de condição mental.

O ritmo e a cobrança dessa filosofia de trabalho cobram preço alto para a saúde. E, além disso, muitos ambientes corporativos não são nada empáticos com profissionais que estão passando por problemas mentais e/ou emocionais, classificando-os como fracos e insuficientes.

Veja, abaixo, algumas dicas para empregadores/empresas, relativas ao modo de lidar com o crescente aumento de doenças no mundo trabalhista:

– Promover um diálogo aberto com os funcionários, de modo que eles se sintam mais à vontade para falar de seus problemas, gerando assim um ambiente mais acolhedor e colaborativo.

– Liberte-se de preconceitos e estigmas, para conferir a atenção e seriedade necessária aos problemas de saúde mental.

– Critique menos e estimule mais, para que os gatilhos de baixa autoestima não sejam acionados.

– Informe ao trabalhador os direitos dele, para que ele saiba que, em caso de doenças mentais, geralmente é possível afastamento e estabilidade no emprego.