Defesa Civil emite alerta para SC durante os últimos dias de outubro

Entre esta segunda-feira (30) e terça-feira (31), Santa Catarina (SC) será atingida por intensos temporais, de acordo com a Defesa Civil do Estado. Há risco de inundações graduais, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra.

A previsão indicia que os temporais, causados por uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país, virão acompanhados por vendavais e eventual queda de granizo, principalmente entre a tarde e a noite dos dois dias.

Os acumulados médios de chuva devem variar entre 50 a 75 mm no Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí e entre 20 e 40 mm no restante do estado, mas o órgão diz que ” não se descartam acumulados mais elevados em alguns pontos destas áreas.”

Previsão para os primeiros dias de novembro em SC

Na quarta-feira (1), véspera de feriado, o Litoral de SC e áreas próximas ficam sob influência da circulação marítima, que fortalecem a presença de muitas nuvens e condições para chuva fraca e ocasional. O sol deve aparecer entre o Extremo e o Meio-Oeste, aumentando as temperaturas e favorecendo a ocorrência de pancadas isoladas de chuva, com trovoadas à tarde. Há risco alto para deslizamentos.

Entre quinta (2) e sexta-feira (3), o tempo segue instável por conta da formação e passagem de frente fria, associada a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Os dias serão marcados pela presença e variação de nuvens. Também há chances de ocorrerem pancadas de chuva e temporais isolados, que serão ainda mais intensos na sexta.

Recomendações

Caso os níveis de água fiquem elevados nas datas comentadas anteriormente, siga as seguintes instruções:

  • Desligue a energia elétrica (quadro de luz), o gás e também a rede de água. Se for possível ou indicado pela Defesa Civil do seu município, desocupe sua residência;
  • Se abrigue em local seguro e não transite por áreas alagadas. Em caso de movimentação de solo, como rachaduras ou quedas de muros, árvores caídas ou ameaçando cair, saia do local e acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 para avaliação de risco.

Imagem: Tiago Ghizoni / NSC