Defesa Civil do RS emite alerta de inundações no estado

As chuvas ainda continuam atormentando os moradores do Rio Grande do Sul (RS). Nesta quarta-feira (27), o Estado já está sentindo os efeitos de um novo ciclone extratropical. Até o momento, já foram registrados o aumento da intensidade das rajadas de vento, que ainda pode ultrapassar os 70 km/h e tempestades, que elevaram o nível do Guaíba, em Porto Alegre.

Um corpo foi encontrado na orla do Guaíba nesta quarta-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima, que era um homem de 30 anos, foi encontrado nu e sem nenhum documento. Ele foi resgatado na Avenida Presidente João Goulart, próximo ao Cais Mauá.

Nesta manhã, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta válido pelas próximas 24 horas. Segundo o órgão, o “Lago Guaíba estará atingindo o nível de inundação nas próximas horas”. Em caso de emergência, a população é orientada a ligar para 190/193.

Cada vez mais ciclones estão sendo registrados no Brasil, principalmente no RS

Os ciclones extratropicais estão cada vez frequentes no Sul do país, causando destruição por onde passam e tirando vidas. Esses fenômenos ocorrem por influência do El Niño, que consiste no aquecimento da temperatura das águas na porção equatorial do Oceano Pacífico, na costa oeste da América do Sul.

Neste ano, a atuação do El Niño está mais forte do que nunca, e um dos reflexos dessa anomalia são as temperaturas elevadas até mesmo no inverno, época em que deveria ser frio. De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), julho foi o mês mais quente da história.

Nesta quinta-feira (28), mais um ciclone deve se formar, trazendo mais temporais para o Rio Grande do Sul. As chuvas dão uma trégua na sexta (29), porém, as temperaturas devem cair e há possibilidade geada. A nova frente fria irá se formar na região Sul e seguirá para o Sudeste do país.

Imagem: CEIC_POA/Reprodução