Defesa Civil de Santa Catarina emite alerta de inundação de rios; veja quais correm risco

A Defesa Civil de Santa Catarina declarou alerta de inundação de rios, nesta terça-feira (17). Vale ressaltar que o alerta é, em especial, sobre a previsão de inundação do rio Uruguai, após chuva extremamente volumosa acumulada na primeira dezena de outubro deste ano.

Os municípios catarinenses, com risco muito alto para enchentes, devem ficar atentos às possibilidades de imprevistos. As chuvas ocorridas nos dias 16 e 17 de outubro fizeram com que o nível do rio Uruguai e seus afluentes aumentassem rapidamente.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, essa elevação está associada à previsão de chuva ao longo desta terça-feira, que trouxe um risco excepcional para inundações.

Autoridades de Santa Catarina ficam em alerta

Com as chuvas frequentes, o nível do rio Uruguai poderá atingir 12 metros no município de Itapiranga, atingindo também os municípios de Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Caibi e Mondaí.

Já entre segunda e terça-feira foram registrados, em média, acumulados de chuva superiores a 90 mm nas áreas de contribuição das bacias hidrográficas dos rios Uruguai e Chapecó, com pontuais que superaram este valor.

Contudo, com o acúmulo de chuva que caiu recentemente, e depois de outros eventos de chuva volumosa ocorridos desde o início de outubro, o rio Uruguai entrou rapidamente em elevação.

Santa Catarina conta com chuva em excesso

Os municípios de Santa Catarina estão com alta chance de inundação. Isso porque, em 17 dias, todo o estado de Santa Catarina recebeu muito mais chuva do que o esperado para o mês de outubro.

Vale ressaltar que, em muitas regiões, o estado catarinense choveu de 2 a 3 vezes mais do que a média para este mês. A distribuição das chuvas estão uniforme, com volume em alguns pontos específicos.

Imagem: Reprodução / Defesa Civil de Santa Catarina