Crise no futebol de SC? Apenas duas equipes do estado se salvam em seus respectivos campeonatos

O ano de 2023 para o futebol catarinense não está sendo dos melhores. De início, essa temporada atual marca a segunda vez na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro onde não existe nenhum representante de Santa Catarina na elite da competição.

Falando primeiro dos times que estão mostrando um melhor desempenho, temos o Criciúma, atual campeão do Campeonato Catarinense. Atualmente, o Tigre ocupa a 5ª colocação na Série B do Brasileirão e, apesar de estar fora da zona de classificação para Série A, o clube ainda pode sonhar com o retorno à elite do futebol brasileiro.

A equipe tem 41 pontos, ficando apenas um pontinho atrás do Vila Nova, 4º colocado do torneio e do Novorizontino, 3º colocado. O líder da segunda divisão do Campeonato Brasileiro é o Vitória, com 47 pontos. Assim sendo, não é impossível sonhar com a classificação do Criciúma para Série A.

Presente na Série C do Brasileirão, o Brusque tem a segunda melhor campanha do futebol catarinense e ocupa a 2ª colocação do torneio, atrás apenas do operário. Tal classificação garantiu ao quadricolor vaga antecipada na disputa do mata-mata, deixando acesa a esperança do time voltar à Série B após três anos.

Quais times preocupam o futebol catarinense em 2023?

Falando de Série B, o Avaí e a Chapecoense são os times que mais preocupam no cenário atual. O Leão da Ilha, ao menos, conseguiu escapar da zona de rebaixamento, na 15ª colocação, mas não está tão longe da degola, pois apenas três pontos o separam do Verdão do Oeste, no topo do Z4, ocupando o 17º lugar.

Enquanto isso, na Série C do Brasileirão, o Figueirense está passando por uma tempestade jamais vista na história da equipe, ocupando a 15ª colocação do torneio, com apenas 21 pontos. Na Série D, o Camboriú, único representante catarinense, foi eliminado nas oitavas de final.