Cratera Se Abre No Centro Histórico De Porto Alegre; Entenda A Causa

Uma cratera de aproximadamente cinco metros de diâmetro se abriu em plena Avenida Loureiro da Silva, no Centro Histórico de Porto Alegre. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o fato ocorreu em razão de um rompimento de tubulações de esgoto. 

A avenida ficou totalmente bloqueada na direção da orla do Guaíba, nas proximidades da Avenida Presidente João Goulart, por conta do ocorrido. 

Foi identificado um dano na tubulação que escoa as águas da chuva, sistema que fica a 2,5 metros abaixo da rodovia. Conforme Alexandre Garcia, diretor-geral do Dmae, as chuvas causaram o aceleramento da formação da cratera. Com o dano identificado na tubulação e o forte escoamento de água em razão do mau tempo, o solo acabou cedendo. 

Ainda segundo o diretor, o desgaste natural já vinha acontecendo há certo tempo abaixo da rodovia, no entanto uma camada de concreto antiga colocada sob o asfalto acabou segurando a via. 

Um outro dano em uma tubulação ainda maior e mais antiga foi identificado durante as ações emergenciais de conserto da Loureiro da Silva, desta vez com esgoto residencial. 

Até o momento não há informações sobre outras ocorrências do tipo no trecho ou em outros locais e Alexandre salienta que ocorrências deste tipo são não comuns e frequentes. 

A previsão é de que a obra e os restauros na tubulação demorem cerca de 15 dias para serem concluídos.