Cras Porto Alegre 2022: onde fazer e atualizar o Cadastro Único

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) é a responsável por realizar o cadastramento de famílias no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O Sistema do Cadastro Único é um instrumento de identificação utilizado como base para seleção de diversos programas sociais destinados às famílias de baixa renda em todo o Brasil.

As famílias devem procurar atendimento no município de moradia.

Requisitos / Documentos necessários

Apresentar documentos originais:

  • CPF ou Título de Eleitor do Responsável Familiar;
  • Documento de identificação de todos componentes da família (RG ou CPF ou Carteira de trabalho ou Título de Eleitor ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento);
  • Comprovante de residência (preferencialmente);
  • Se houver crianças: apresentar a declaração escolar (preferencialmente).

Confira abaixo os locais e horários de Atendimento para Consulta no Sistema do Cadastro Único

Unidade de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h

Este serviço é ofertado às famílias residentes em qualquer bairro de Porto Alegre, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A previsão de atendimento é de 160 famílias, diariamente, por ordem de chegada e organizado por entrega de fichas.

Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): Av. João Pessoa, 1105.

Unidades de Atendimento Descentralizado, das 8h às 17h

Este serviço atende famílias de qualquer bairro de Porto Alegre das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. A previsão de atendimento é de 120 fichas diárias.

Local: Vida Centro Humanístico: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 – Sala 656, área 6 – Sarandi.

Local: Sine Municipal: Avenida Sepúlveda esquina com Mauá – Centro Histórico. (previsão de 100 fichas diárias)

Unidades de Atendimentos Descentralizados nas Subprefeituras – De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Nas Subprefeituras, as equipes atendem famílias de qualquer bairro de Porto Alegre, para Consulta no Sistema do CadÚnico, Atualização de Dados e Novos Cadastros. A previsão de atendimento é de 20 à 40 famílias conforme a demanda e número da equipe, diariamente.

Subprefeitura Região Cristal

Av. Copacabana, 1096, bairro Tristeza.

Subprefeitura Região Extremo Sul

Av. Des. Jorge Mello Guimarães, 12, bairro Belém Novo.

Subprefeitura Região Restinga

Rua Antônio Rocha Meirelles Leite, 50 – 2ª Unidade Restinga Nova.

Subprefeitura Região Partenon

Av. Bento Gonçalves, 6670 – (terminal Antônio de Carvalho).

Subprefeitura Região Leste

Rua São Felipe, 144 – Bom Jesus.

Subprefeitura Região Norte

Rua Afonso Paulo Feijó, nº 220, Sarandi.

Atenção: São entregues senhas de forma planejada para organizar a previsão de atendimento, conforme a demanda: consulta no Sistema do Cadastro Único, atualização de dados ou novos cadastros.

Os Mutirões do Cadastro Único acontecem em diversas regiões de Porto Alegre para Atualização de Dados de famílias que residem na região. O Calendário de Mutirões é divulgado por meio do Portal de Notícias da Prefeitura de Porto Alegre, mídias sociais da FASC e grande mídia.

Consulta Cadastral

Para consultar dados e situação cadastral e impressão do Registro Número de Inscrição Social e demais informações, acesse: cadunico.dataprev.gov.br.

Previsão NIS

Depois de realizada a entrevista, as informações são inseridas no sistema, para que seja gerado o Número de Inscrição Social – NIS.

Estar inserido no Cadastro Único não garante acesso aos benefícios. Os dados familiares devem estar devidamente preenchidos e serão conferidos de forma criteriosa pelo Governo Federal.