Comunicado importante da Defesa Civil para a população gaúcha

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um importante alerta para a população gaúcha. De acordo com o órgão, apenas 6% dos moradores da região estão cadastrados no sistema de alertas para desastres.

Esse programa da Defesa Civil oferece à possibilidade aos cidadãos do Rio Grande do Sul receberem avisos para desastres e condições hidrometeorológicas do Rio Grande do Sul em tempo real. De acordo com o órgão, vidas podem ser salvas através da aderência ao sistema. Confira abaixo mais informações sobre o comunicado.

Apenas 6% dos moradores do Rio Grande do Sul recebem alertas da Defesa Civil

O sistema de alerta funciona de forma simples: é preciso ter um celular para enviar um SMS gratuitamente para o número 40199. Em seguida, basta digitar o CEP e o número ficará cadastrado para receber alertas do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec). O projeto funciona em cooperação com a Sala de Situação, referência no monitoramento climático do Rio Grande do Sul.

É uma medida que pode ajudar a todos, mas em especial quem mora em algum dos 740 pontos de risco em 60 municípios do estado. Desta forma, ao receber um alerta para um fenômeno como uma tempestade ou enchente, o morador pode ficar em casa e evitar se encontrar em uma situação de perigo nas ruas. Os avisos podem ser essenciais para contenção de danos em desastres como o último ciclone que atingiu o estado.

O coronel e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Luciano Chaves Boeira, também chefe da Casa Militar, afirmou que apenas 700 mil pessoas estão inscritas no programa – o equivalente a 6,3% do total da população do Rio Grande do Sul.

O nosso pedido à sociedade é para que nos ajude. O 40199 é um canal de comunicação que vai lá na ponta. Precisamos garantir que os alertas cheguem às pessoas, afirmou o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.

Imagem: Divulgação / Camila Santos / Ascom Defesa Civil