Com quantos pontos a CNH é apreendida? Entenda

Infrações de trânsito podem gerar perda de pontos na carteira, e o acúmulo desses pontos pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os critérios para apreensão incluem a quantidade de pontos e infrações gravíssimas cometidas pelo motorista.

Para quem não cometeu nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses, a quantidade de pontos que leva à suspensão é de 40, sendo subtraído 10 pontos deste total para cada uma depois disso, chegando a até 20 pontos. Confira a tabela completa de pontos abaixo.

Quantos pontos para a suspensão da CNH?

Infrações gravíssimas Pontos na carteira
040
130
2 ou mais20

As principais infrações gravíssimas de trânsito incluem: dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, dirigir em velocidade acima da permitida, avançar no sinal vermelho, fazer ultrapassagem irregular e dirigir sob o efeito de álcool. Cometer qualquer uma dessas ações contribui para que a CNH seja suspensa.

Para indivíduos que possuem a carteira de habilitação profissional, ou seja, que exercem atividade remunerada como condutores, como motoristas de táxi, a situação é diferente: a quantidade de pontos máxima sempre será de 40, independente do tipo de infração cometida nos últimos 12 meses.

O que acontece caso a CNH seja suspensa?

Ao atingir a quantidade máxima de pontos, o motorista pode ter a habilitação apreendida por um período de seis meses a um ano. O cidadão deve ficar sem dirigir por todo o período de suspensão, e caso descumpra essa regra, o tempo pode subir para 8 meses ou até 2 anos.

Em seguida, o condutor deve passar pelo curso de reciclagem, com carga horária total de 30 horas por aula, incluindo as disciplinas de legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal e noções de primeiros socorros. O curso pode ser realizado de forma online ou presencial.